Giro nas Ruas está de volta; conheça mais sobre a Rua Dilermando Pereira de Almeida

Começa hoje (10) mais uma temporada do Giro nas Ruas. Na reestreia do quadro, confira curiosidades sobre a Rua Dilermando Pereira de Almeida, no Pinheirinho:

O giro nas ruas está de volta. Nesta semana, vamos até a Rua Dilermando Pereira de Almeida, localizada no Bairro Pinheirinho. Com cerca de 950 metros, a rua cruza a movimentada Izzac Ferreira da Cruz. O bairro em que a rua está localizada é considerado um dos mais antigos de Curitiba. Filho e neto também levam o nome de Dilermando Pereira de Almeida como forma de homenagem. Ambos são médicos na capital. Em sua dissertação de mestrado, Dilermando Filho agradeceu ao pai pelo incentivo e orientação para seguir na área médica. A lei que dá o nome à rua do bairro Pinheirinho foi sancionada no dia 9 de julho de 1976 pelo ex-Prefeito Saul Raiz.

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo, Isabela Miranda, da Universidade Positivo

Uma escola que faz divisa com um convento é um dos locais que mais chama a atenção na rua Dilermando Pereira de Almeida. O Colégio Estadual La Salle divide o muro com o convento das Irmãs Guadalupanas De La Salle. Mas não é só fisicamente que eles estão próximos. Os projetos realizados pelas religiosas dão apoio ao Colégio Estadual. A Irmã Cristiane Cordeiro Cruz conta que há três décadas as freiras foram convidadas a virem para Curitiba ajudar na educação.

Diretor do colégio há 17 anos, José Antônio Machado explica que outros projetos além da escola também funcionam no complexo.

Com religiosas espalhadas pelo mundo inteiro, a organização das Irmãs Guadalupanas de La Salle teve início no México em 1948. As irmãs têm comunidades no Brasil desde 1991. Já o colégio foi fundado em 1974, em parceria com a Rede La Salle, que tem escolas pelo mundo todo. A unidade em Curitiba é a única instituição pública da rede.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem